Uma pesquisa da produção agrícola feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), referente a maio, mostra que os agricultores paranaenses esperam colher 38 milhões de toneladas de grãos, somadas as três safras: de verão, outono/inverno e de inverno deste ano. O número representa um acréscimo de 23% em relação ao ano anterior. A informação é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
De acordo com a Secretaria do Abastecimento o resultado da safra 2013 poderia ser ainda maior, pois a produção agrícola paranaense sofreu com variações do clima, falta de chuvas em regiões localizadas e excesso em outras, que afetaram as produções de milho e feijão da segunda safra.
O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, diz que a pesquisa mostra o bom desempenho dos agricultores do Estado. O deputado, ressalta que os produtores estão otimistas com os resultados alcançados no campo, principalmente com o plantio de soja e milho.
Apesar do otimismo, a orientação do Deral é que para o plantio da safra 2013/14 o produtor não arrisque todas suas possibilidades numa mesma cultura e opte pela diversificação de culturas para escapar de possíveis riscos de clima ou de mercado.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário