O blogueiro Johnny (de óculos) venceu processo movido pelo deputado Sandro Alex, que acabou condenado a pagar R$ 1 mil; resultado é um alento para a blogosfera na luta contra a judicialização da censura no país; Ponta Grossa é o 4º município mais populoso do Paraná.
Todos já sabem que o Paraná faz escola quando a assunto é censura e atentado à liberdade de expressão. O governador Beto Richa (PSDB), inclusive, ficou conhecido nacionalmente em 2010 pela perseguição à blogosfera, às redes sociais, às pesquisas, jornais, revistas, sites, etc.
Entretanto, hoje, tenho uma notícia alvissareira. Ela vem do município de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, a 100 km de Curitiba. Naquelas plagas, o blogueiro Johnny Willian Soares, editor do Blog do Johnny, derrotou o deputado federal Sandro Alex (MD) em ação judicial.
Alex, irmão do atual prefeito Marcelo Rangel (MD), requereu judicialmente a íntegra da gravação que integram a investigação jornalística e fundamentam a matéria publicada pelo blog “Sandro Alex paga dívida de campanha eleitoral com dinheiro público”, em 24 de maio de 2011.
Johnny não tinha mais a gravação, pois alegou em juízo que dois anos depois de publicada a matéria se desfez do áudio.
O juiz Fábio Marcondes Leite, 4ª Vara Civil de Ponta Grossa, proferiu sentença favorável ao blogueiro Johnny. O parlamentar do MD (Movimento Democrático), ex-PPS, além de perder essa, foi condenado a desembolsar R$ 1.000,00 (mil reais) relativos a custas processuais e honorários advocatícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário