sábado, 22 de junho de 2013

Vereadores discutem implantação dos ‘semáforos no amarelo’ na madrugada

Câmara-Semáforos-1024x682Foto: José Aldinan / Câmara

Vereadores discutiram implantação do projeto com o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, na tarde de hoje.

Um grupo de vereadores esteve reunido na tarde de hoje com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Eduardo Kalinoski, para discutir a implantação do projeto do vereador Pastor Ezequiel (PRB), que prevê a colocação dos semáforos somente com a luz amarela de alerta durante a madrugada. A medida visa evitar situações de assaltos aos motoristas que ficam parados quando o semáforo está com o sinal vermelho. Situação que piorou com o colocação de radares em vários cruzamentos da região central da cidade.

sinal amarelo1 Duas emendas devem ser apresentadas ao projeto de lei de autoria do vereador Pastor Ezequiel Bueno (PRB), dispondo que os semáforos da cidade funcionem de forma intermitente no estágio amarelo, no período entre às 24h às 5h. A primeira visa estimular a realização de campanhas educativas sobre o trânsito e, a segunda, dispondo que a lei seja implantada de forma gradativa. A proposta foi discutida ontem entre os vereadores, representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e a Polícia Militar.

O projeto chegou a ser aprovado em primeira discussão, mas foi retirado para vistas por três dias pelo vereador George Luiz de Oliveira (MD) em segunda discussão.sinal amarelo2

Bueno alega em sua justificativa que a “medida é para conter a onda de violência e assaltos quando os veículos ficam parados aguardando o sinal abrir, cuja situação os condutores e passageiros dos veículos ficam absolutamente expostos”. Ainda segundo o vereador, o cruzamento de dois veículos deverá prevalecer o disposto no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a preferência é sempre de quem vem à direita.

sinal-amarelo Ficou definido que a implantação da lei acontecerá em breve. Antes, porém, será feita uma conscientização dos motoristas para se adequarem à medida, visto que a segurança para passar pelos cruzamentos passará a ficar com cada motorista que trafegar pelo Centro de madrugada.

Veja aqui, um trabalho feita na cidade de São Paulo:

http://www.dtt.ufpr.br/Seguranca_viaria/Arquivos/Semaforo.pdf

Câmara libera semáforos no 'amarelo piscante' na madrugada em São Paulo

Os vereadores paulistanos aprovaram em votação definitiva um projeto polêmico do Coronel Telhada (PSDB) que permite o funcionamento dos semáforos da cidade no "amarelo piscante" entre 23 horas e 5 horas. O texto agora segue para aprovação do prefeito Fernando Haddad (PT).

Em sua proposta, o vereador e ex-comandante da Rota defende que motoristas ficam inseguros nos cruzamentos da cidade, com medo de assaltos. E, por isso, avançam o sinal vermelho, causando riscos de acidentes. "Tentando escapar de assaltos, motoristas constantemente burlam o sinal vermelho, colocando em risco não só suas vidas, como também as de outros", afirma Telhada, na justificativa do projeto.

O texto aprovado ontem, no entanto, passou com uma alteração: permite à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) decidir quais vias poderão ou não adotar o sistema - o que, na prática, nada muda em relação à lei aprovada em 2002, do então vereador e hoje senador Antonio Carlos Rodrigues (PR). Antes da mudança, a medida valeria para todos os semáforos da cidade.

Diversos especialistas ouvidos pela reportagem, no entanto, criticaram a proposta aprovada pelos vereadores. Para o professor de engenharia de tráfego Mário Angelo Nunes de Azevedo Filho, da Universidade Federal do Ceará, não cabe aos vereadores decidir quais semáforos podem funcionar em amarelo piscante. "É uma função da autoridade de tráfego, baseado em estudos."

Apesar do temor explicado pelo coronel em sua justificativa, as estatísticas mostram que o trânsito, ordenado, já é bem mais violento do que a criminalidade paulistana.

No ano passado, a cidade registrou 101 casos de latrocínio (assalto seguido de morte). Já o trânsito matou 12 vezes mais: 1.231 pessoas ao longo do ano, entre batidas e atropelamentos, de acordo com as estatísticas da CET.

Segundo a companhia, os acidentes se concentram justamente durante a madrugada, quando há mais pessoas embriagadas e menos carros nas ruas, o que permite que a velocidade desenvolvida pelos veículos seja maior.

Estudo. A mudança no texto do projeto de lei aprovado foi feita para garantir que o projeto seja sancionado quando chegar à mesa do prefeito Haddad.

Embora o prefeito estivesse em Brasília na tarde de ontem, a Prefeitura informou que Haddad solicitou à Secretaria Municipal de Transportes um estudo técnico para verificar se a medida pode ser adotada na cidade sem prejudicar a segurança do trânsito.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

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