Casa aprovou proposta de emenda que reduz o número de suplentes de dois para um e que proíbe a escolha de parentes para esse cargo.
Senado Federal: proposta havia sido rejeitada na terça, mas foi retomada na quarta e, dessa vez, teve apoio significativo dos parlamentares.
O Senado aprovou ontem uma proposta de emenda à Constituição que reduz o número de suplentes de senadores de dois para um e que proíbe a escolha de parentes para esse cargo.
A proposta, aprovada em dois turnos graças a um acordo de líderes partidários, segundo a Agência Senado, havia sido rejeitada na terça, mas foi retomada na quarta-feira e, dessa vez, teve apoio significativo dos parlamentares.
A proposta, relatada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), teve 64 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção no primeiro turno. Na segunda rodada de votação, teve 60 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. A proposta tem agora de ser analisada pela Câmara dos Deputados.
A votação da PEC que reduz o número de suplentes é mais uma resposta do Congresso Nacional à onda de manifestações apartidárias que tomou conta do país no mês passado, reclamando por melhoria de serviços públicos e contra privilégios dados aos políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário