Escrito por LUIZA SLAVIERO E HIGOR LIMA
Quando chove o esgoto transborda, inundando casas nos arredores
A falta de saneamento básico incomoda moradores da Vila Vilela e Ana Rita, além de contaminar a água de um dos pontos turísticos de Ponta Grossa, o Olho D’água São João Maria. Mau cheiro e proliferação de bichos são as principais reclamações de moradores.A Vila Vilela, no Jardim Carvalho, e a vizinha Vila Ana Rita, localizada no bairro Uvaranas, convivem diariamente com um esgoto a céu aberto. Ele começa próximo ao Olho D’Água São João Maria e segue o curso do córrego que passa pela região.
Resíduos vão para o arroio São João Maria
De acordo com os moradores, a própria Sanepar, responsável pela rede de esgoto da cidade, solta os detritos captados das residências no arroio, pois as manilhas de captação desaguam diretamente no córrego, sem nenhum tratamento prévio.Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, esgotos a céu aberto podem prejudicar o bem estar físico, social e mental da população. Além do mau cheiro, pessoas em contato com o esgoto podem contrair doenças como leptospirose, hepatite A, verminoses e viroses.
Procurada pela equipe de reportagem do Portal Comunitário, a Sanepar não se manifestou sobre o assunto.
Crianças são as principais prejudicadas
O enfermeiro do posto de saúde da Vila Hilgemberg, João Carlos Lemos, explica que o esgoto é propício para a criação de ratos e baratas, além do aumento de riscos a doenças.
“Não precisa necessariamente o rato morder a pessoa, mas em caso de enchente, a urina do animal trás leptospirose, por exemplo, doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada pela bactéria Leptospira”. Lemos também explica que o grande problema do esgoto a céu aberto é o lixo jogado junto ao córrego.
Além do esgoto, o lixo jogado pelos moradores aumenta riscos de doenças
“A maioria dos casos que atendemos aqui no posto é com crianças, porque elas têm a tendência de ter maior contato com o solo, devido ao espaço servir para brincadeiras e afins”, completa.Os principais sintomas de viroses e verminoses são ânsia, febre e dor abdominal intensa. Ao serem constatados, os pais ou responsáveis devem procurar o posto de saúde imediatamente. Veja, no gráfico, o resultado da enquete feita pela equipe de reportagem junto aos moradores da Vila Vilela e Ana Rita.
Crença em São João Maria
A crença popular no monge João Maria faz parte dos moradores da cidade. De acordo com a lenda, São João Maria promovia rezas concedendo alguns milagres que vieram através da água do Olho D’água.
A empregada doméstica Vilmara de Jesus, recorreu a João Maria e sua água milagrosa. “Já fui presenteada com um milagre, agora estou voltando aqui para conseguir outra graça”.
Um dos moradores do local, Josué Soares de Castro, explica: “Há 27 anos atrás, quando cheguei aqui em Ponta Grossa, o olho d’água não era tão sujo e a gente bebia dessa água, agora a vila cresceu, pessoas poluem o arroio e a própria Sanepar solta o esgoto das casas direto aqui, contaminado tudo”.
O arroio poluído contamina a fonte de água do ponto turístico
Fieis usam a água do São João Maria em busca de bençãos
EDITORIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário